Nas entrelinhas: quarto Brooklyn
- Aline Paiva
- 22 de ago. de 2023
- 3 min de leitura
O que torna um projeto único?
Imagine que você vai criar uma sala de estar para você. Eu te mostro uma imagem da sala vazia, te conto as medidas de cada parede. Te mostro algumas imagens de referências como inspiração. Eu defino para você o orçamento disponível. Imaginou como seria? Cada leitor aqui imaginaria uma sala completamente diferente da outra. Ainda que o mesmo sofá, o mesmo tapete, a mesma cor na parede fossem usados, para cada leitor o resultado seria diferente.
O que torna um projeto único não está nas habilidades técnicas do profissional que o cria, no orçamento, no estilo, nos móveis, nos objetos. O caráter singular mora na capacidade de entender quem é aquele indivíduo que habita o espaço. É sobre traduzir sentimentos, sobre ouvir com empatia, sobre ler nas entrelinhas. E hoje, vamos juntos conhecer o quarto Brooklyn em suas entrelinhas: o que está por trás de cada escolha?
O apartamento Brooklyn é um studio em Nova Iorque, e aposto que, quem gosta de filmes e seriados americanos, com certeza já conseguiu criar um cenário na cabeça, certo? Os famosos predinhos, com apartamentos compactos e grandes janelas.
Trazendo consigo alguns móveis do Brasil, muitos (muitos!) livros, um gato, uma personalidade eclética e muito alegre, uma jovem brasileira saiu de São Paulo transferida pelo trabalho, para viver essa experiência incrível e criar ali, por tempo indefinido, um lar.
Esse é o contexto do apê Brooklyn, e hoje quero dividir com vocês o que está por trás de cada escolha, para além da funcionalidade, do layout, da proporção, do equilíbrio, da harmonia e da beleza.

Esse era o quarto originalmente, como foi entregue a cliente: piso amadeirado, paredes brancas, boa iluminação natural, vista para a copa das árvores...
Mas em um esquema de cores neutras e frias, móveis pesados e, principalmente, um estilo que nada combinava com ela.
A área social do pequeno apartamento tem os ambientes da cozinha, de estar e de trabalho totalmente integrados, e foram pensados para funcionarem de maneira versátil, ideal para ver TV, trabalhar, cozinhar e receber os amigos. Por todos os lados temos objetos pessoais que carregam o jeito, as lembranças trazidas e os gostos da cliente.
Mas como um pedido dela, o quarto seria um universo à parte. Um lugar onde as cores fossem mais suaves, onde ela pudesse deixar do lado de fora o ritmo acelerado, onde tudo contribuísse para ela se sentir em um refúgio acolhedor. E em uma mistura do estilo contemporâneo com pitadas do estilo boho, essas foram as nossas inspirações:

Existem pessoas que digo que tem um "DNA urbano", que vibram com o concreto, o metal, o vidro, o aspecto mais "bruto" do modernismo. Também existem aqueles que são o oposto, que se sentem em casa quando estão rodeados do rústico, do artesanal, da madeira, das plantas, das cores e tudo que remeta ao natural. Mas a verdade é que esses são a minoria. A maioria de nós percorre entre os dois mundos, de modo que a depender do momento, pende mais por um lado, ou pelo outro.
Trabalhar no mercado financeiro, em uma das principais metrópoles globais, viver como expatriada, conhecer novas pessoas, novas culturas é excitante, dá um frio na barriga gostoso... ao mesmo tempo em que, por vezes, queremos sentir uma calmaria, queremos aquietar a mente, e nos reconectar com a nossa essência.
Para criar um quarto que proporcionasse esse momento, escolhi abusar dos materiais naturais, todos em tons suaves e quentes. As cores ainda estão presentes, mas aqui são menos saturadas que na área comum. Os tecidos trazem conforto, aconchego e adicionam textura.


A escolha da cabeceira e da mesinha menores e com estrutura mais leve foi pensada para abrirmos espaço para um móvel muito especial: uma cristaleira vinda do seu antigo apartamento no Brasil, que carrega com ela muito significado, e agora serviria para guardar objetos pessoais e especiais.
De forma isolada são apenas objetos, são apenas materiais. Mas quando colocados em conjunto, cada escolha tem por trás uma intenção, um propósito, pensado para fazer sentido unicamente para esta pessoa.
Deixo aqui algumas imagens 3D da consultoria para o quarto Brooklyn. Conseguem enxergar agora o que está nas entrelinhas?
.
.
.
PS: poucas coisas me trazem tanta satisfação do que acompanhar o processo e ver os clientes executando, pouco a pouco, o que criamos juntos. Transformar espaços para criar um LAR único. Recentemente recebi algumas imagens de como está ficando , e pelo visto não foi só a dona que gostou do resultado! ♡♡♡



























Comentários